segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ETEVI PARTICIPA DE CAMPANHA SOLIDÁRIA

NOTÍCIAS



08/12 - ETEVI participa da entrega da campanha Lacre Solidário


A Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) da FURB participou na manhã da última quarta-feira (3/12) da entrega das 39 cadeiras de rodas da campanha “Lacre Solidário”, iniciativa da Fundação Fritz Müller e do Rotary Clube Blumenau-Garcia, da qual a Escola é parceira. A solenidade ocorreu nas dependências do Shopping Parque Europeu, no bairro Fortaleza, em Blumenau.
 
Representando a ETEVI, estiveram presentes o diretor da Escola, professor Manoel José Fonseca Rocha; o professor de Química e coordenador da campanha na Escola, Wanderley Renato Ortunio; e as alunas Gabriela Roth, Sarah Regina Zuanazzi e Gabriela Steffens da Silva, representando o 1º ano D, a turma que mais arrecadou lacres em 2014.
 
Participante da iniciativa desde o ano passado, a ETEVI arrecadou neste ano 60 garrafas pet de dois litros cheias de lacres de latinhas de refrigerante. Somadas a 2013 (150), a Escola já recolheu e destinou à campanha um total de 210 garrafas. Uma ação que motiva ainda mais a continuidade da campanha, como relata o professor Ortunio, responsável pela arrecadação na ETEVI. “Numa atividade como esta percebemos, com muita alegria, o quanto que os alunos anseiam e se engajam nestas ações voltadas ao lado social”, diz.
 
O aprendizado trazido com este tipo de ação também foi destacado pelo diretor da ETEVI, professor Manoel José Fonseca Rocha. Segundo ele, “é uma atitude extremamente nobre e traz importantes reflexões para a vida. De um lado, o ato de repensar a consciência e o olhar social. Do outro, a questão de sustentabilidade e reutilização do que, para muitos, não parece ser suficiente para se fazer, neste caso, uma cadeira de rodas”.
 
As arrecadações na ETEVI funcionam como uma brincadeira, onde todas as turmas participam da doação. A sala que mais recolher lacres é a vencedora. Para 2015, a organização da Campanha na Escola lança o desafio de arrecadar pelo menos 80 garrafas de 2L com lacres, o que corresponde a uma cadeira de rodas.
 
Lacre Solidário
 
Iniciada em 2012, a campanha “Lacre Solidário” busca arrecadar lacres de latinhas, para posteriormente serem fundidos e transformados na estrutura metálica de cadeiras de rodas. Parte dos lacres recolhidos é vendida e o valor arrecadado é usado, juntamente com outras doações, na aquisição das outras partes da cadeira. A estimativa é que cada 80 garrafas PET de dois litros cheias de lacres, corresponde a produção de uma cadeira de rodas.
 
De responsabilidade da Fundação Fritz Müller e pelo Rotary Clube Blumenau-Garcia, a iniciativa destina as cadeiras confeccionadas a pessoas físicas ou entidades beneficentes da cidade e região. Nos últimos dois anos foram entregues 30 cadeiras de roda, sendo nove em 2012 e 21 em 2013. Em 2014, a campanha reuniu uma quantidade de lacres suficientes para serem transformados em 39 cadeiras, que foram doados a 13 pessoas físicas e 15 entidades como APAEs, Hospitais, Asilos, Associações e outros.

Na foto estão: Da esquerda para direita: Prof. Manoel José Fonseca Rocha, Gabriela Steffens da Silva, Sarah Regina Zuanazzi, prof. Wanderley Renato Ortunio e Gabriela Roth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário